Os workshops decorrerão no dia 29 de maio na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro |
Como escrever uma notícia
Dinamizador: António Granado
Descrição: Neste workshop, os participantes serão convidados a escrever uma notícia, tendo por base um artigo científico recente. Aprenderão as bases da escrita de notícias e as regras de elaboração de títulos. É essencial fazer-se acompanhar de computador portátil.
Duração: 4 horas
Horário: das 14h00 às 18h00
Local: Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro
António Granado é professor auxiliar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde coordena o mestrado em Jornalismo e co-coordena o mestrado em Comunicação de Ciência. Foi jornalista profissional durante mais de 26 anos, tendo-se especializado na área do jornalismo de ciência. Em Outubro de 1989, entrou como estagiário no jornal Público, onde fez grande parte da sua carreira profissional e onde foi, para além de jornalista, editor de ciência, sub-director, chefe de redacção e editor do Publico.pt, cargo que abandonou no final de Fevereiro de 2010. Entre Setembro de 2010 e Março de 2014 foi editor multimédia na RTP.
Como dinamizar um Workshop Maker
Dinamizador: Carolina Magalhães
Descrição: Exploração de como dinamizar um Workshop Maker, onde será possível criar, fazer, experimentar e construir pequenos projetos/protótipos, usando diversos materiais e manipulando tecnologias digitais e analógicas. Este workshop apresenta um ambiente STEAM, onde ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática se conjugam de forma divertida e inspiradora com momentos de criatividade, questionamento e pensamento crítico.
Duração: 3h
Horário: das 14h00 às 17h00
Local: Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro
Carolina Magalhães é coordenadora do Dóing Makerspace da Fábrica. Licenciada em Ensino de Física e Química a frequentar o Doutoramento em Divulgação e Ensino das Ciências na FCT da Universidade do Porto, desenvolve trabalho na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro desde 2016 na área da Comunicação de Ciência e coordena Projetos Educativos no âmbito do Serviço Educativo e relação com as escolas.
Contar ciência tem “história”!
Dinamizador: Marta Condesso
Descrição: Nesta oficina, dinamizadora e participantes irão explorar algumas possibilidades de interligação texto/ ciência/ voz/ corpo, descobrindo o “contador de histórias – comunicador de ciência” que podem ser. A proposta é que se misturem momentos de narração com pequenos exercícios práticos, permitindo “tempos” para: assistir, arriscar fazer e conversar sobre métodos, práticas e resultados envolvidos em “horas do conto com ciência”.
Duração: 4h
Horário: das 14h00 às 18h00
Local: Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro
Marta Condesso é formada em línguas e literaturas modernas – Estudos Portugueses, tem a sorte de ler, encenar, contar, resumir, esticar, decorar, escrever, criar, dinamizar, enfim: trabalhar histórias… e receber salário por isso! A sério! 1º, como monitora de iniciação ao inglês (as palavras mais importantes do enredo iam sendo traduzidas e memorizadas, com divertidos exercícios); depois dinamizou “horas do conto” e sessões de leitura na livraria-café “O Navio de Espelhos”; e nos últimos 12 anos – e para os próximos 200, se o Centro quiser – integra a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, para desenvolver em equipa vários programas de comunicação de ciência, transmitindo conteúdo científico através da literatura, do conto, das palavras: lidas ou ditas, para audiências entre os 3 e os 103 anos, usando diferentes registos e ambientes. Trabalha numa tentativa permanente de melhor “contar, com ciência”, sempre. Até à rouquidão.
Ferramentas audiovisuais em contexto de comunicação de ciência [ESGOTADO]
Dinamizador: Sofia Barata
Descrição: O objetivo do workshop é discutir diferentes formas e ferramentas para a produção de conteúdos audiovisuais, em contexto de comunicação de ciência, considerando os diferentes meios disponíveis, profissionais ou amadores, e sua adaptação para atingir determinados fins. Com a democratização de meios, transformar conteúdos de laboratório ou mesmo de trabalho de campo em vídeos educativos ou de divulgação pode ser um desafio mais acessível. Numa primeira fase do workshop serão apresentados alguns exemplos de produção audiovisual para diferentes meios de comunicação e será pedida a partilha de experiências aos participantes. Numa segunda fase, tentaremos conciliar os meios disponíveis entre os presentes, para reunir condições de produzir um conteúdo em equipa.Cada participante deverá trazer câmara de vídeo, smartphone, computador portátil ou outro equipamento que queira usar na sessão.
Duração: 3h
Horário: das 15h00 às 18h00
Local: Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro
Sofia Barata coordena os projetos multimédia da Fábrica. Trabalha em comunicação audiovisual desde 2000, tendo-se especializado entretanto em comunicação de ciência. Iniciou o seu percurso na RTP, como editora de vídeo mas no mesmo ano (2000) integrou a equipa fundadora da SIC Online. Em 2003, apresentou um programa de tecnologia na SIC Radical. Desde 2009, na Fábrica Centro Ciência Viva – Universidade de Aveiro, produz e realiza conteúdos de promoção de cultura científica e tecnológica para televisão, cinema e internet. Participou e coordenou workshops no Festival de Cinema de Avanca. Em 2017, com “DERIVA LITORAL”, foi distinguida com o prémio “Documentário de longa metragem” naquela que foi a primeira edição do Festival Internacional de Cinema “Paisagens”.